O curso – oferecido em três módulos mensais (abril, maio e junho) de quatro aulas cada – discutirá questões centrais da história da arte moderna a partir de obras emblemáticas de: Paul Cézanne; Louise Bourgeois; Le Corbusier; Marguerite Duras; Federico Fellini; Toyo Ito; Rem Koolhaas; Kazimir Malevich; Hannes Meyer; Aleksander Rodchenko; Arnold Schoenberg; e, Giuseppe Terragni. Os módulos podem ser cursados individual ou sequencialmente. A partir de uma abordagem crítica e não-linear da história da arte e arquitetura, as aulas trarão pontos paradigmáticos do campo no século 20. O heterogêneo grupo de jovens palestrantes selecionados (historiadores da arte, curadores, arquitetos e psicanalistas) fornece, em si, um panorama da nova crítica e pesquisa de arte em São Paulo.
Módulo 2 . Maio
Desvios, choques e dissonâncias
A partir do entre guerras e da ascensão de regimes totalitários, a arte moderna entra em um momento de autoquestionamento, acirrando as contradições dos mecanismos de produção e circulação das obras. A produção artística passa a ser instrumentalizada por regimes autocráticos, como no caso da Mostra da Revolução Fascista, debatida no curso pela análise do painel de Giuseppe Terragni. O pós-guerra traz um exame e investigação crítica desse processo e seus desdobramentos, calcados em uma relação contraditória com o projeto modernista. Neste sentido, destaca-se a representação de Fellini do espaço urbano de Roma – na qual o diretor insere, na construção coletiva da cidade, elementos subjetivos de sua memória – e as radicalizações das composições de Schoenberg do período. Ao adentrar nos anos 60 e 70, a produção artística é colocada novamente em xeque como prática. O holandês Rem Koolhaas apresenta no projeto A Cidade do Globo Cativo e, logo depois, em Nova York Delirante uma interlocução crítica tanto ao urbanismo moderno quanto ao total esvaziamento da forma, então em debate no período.
21/05 – Lucas Vilalta – A Survivor from Warsaw, Arnold Schoenberg: Expressão e Forma Musical no Horror do Nazismo
28/05 – Gabriel Kogan – A Cidade do Globo Cativo, Rem Koolhaas: O delírio moderno
Clara Figueiredo e Gabriel Kogan
Organizadores:
CLARA FIGUEIREDO, Fotógrafa e pesquisadora. Doutora e mestre em Arte Visuais (ECA/USP). Ministrou disciplinas, palestras e oficinas na área de artes e fotografia na Anhembi Morumbi, ENFF, SESC e SENAC.
GABRIEL KOGAN, Arquiteto e editor, graduado em arquitetura e urbanismo (FAU/USP). Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI/Mantova: 2015-2018) e na Escola da Cidade (desde 2018). Ministrou cursos livres no MASP e MuBE. Foi colaborador da Folha de S.Paulo, além de revistas nacionais e internacionais. Trabalhou no Studio MK27 (2007-2015). Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas. Integra o juri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura.
02 encontros avulsos| 19h às 21h30 | terças-feiras
21 e 28 de maio
R$ 150 por aula
Título
Curso História da Arte, Pintura, Arquitetura, Fotografia & Cinema - Módulo 2Tipo
SeminárioOrganizadores
De
21 de Maio de 2019 07:00 PMAté
28 de Maio de 2019 09:30 PMOnde
Superbacana+Endereço